Horário de Atendimento
07:00h - 18:00h seg à sex
07:00h - 11:00h sábado
EXAMES REALIZADOS
 

MAMOGRAFIA

- mamografia digital
- mamografia digital para pacientes com próteses
- biópsia percutânea guiada por mamografia (estereotaxia)
- preparo: Não passar creme ou desodorante nas axilas e trazer exames anteriores de mamografia e ultrassonografia mamária).

Quando realizar mamografia?
A mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. Para mulheres mais jovens, o exame está indicado nos casos de pacientes de alto risco para câncer de mama ou com alguma queixa clínica/sintoma.

A mamografia dói?
A maioria das mulheres não sente dor ao realizar a mamografia.
Para uma boa qualidade do exame, é necessário que a mama seja comprimida (*apertada*). No caso de pacientes com mamas mais sensíveis e que possuam ciclos menstruais, recomendamos que realizem seu exame logo após a menstruação, neste período a mama é menos dolorida e o exame será mais confortável.

Realizando a mamografia anualmente estou protegida contra o câncer de mama?
Não. A mamografia é um exame para detecção precoce do câncer de mama e, em alguns casos, de lesões precursoras do câncer de mama. Ou seja, ela é capaz de identificar lesões pequenas que levariam anos para serem diagnosticadas através da palpação. Com este diagnóstico precoce, aumenta muito as chances de cura do câncer de mama. No entanto, a mamografia não previne o aparecimento do câncer.

A mamografia normal exclui a presença de câncer de mama?
A mamografia detecta a grande maioria dos cânceres de mama, diminuindo sua mortalidade, fato comprovado através de trabalhos científicos. No entanto, existe mamografia falso negativa (o câncer está na mama porém, não é visibilizado pela mamografia), devido a fatores que incluem densidade mamária e tipos mais raros de câncer de mama.

A mamografia digital é melhor que a mamografia convencional?
Estudos não demonstram aumento da sensibilidade da mamografia digital em relação à convencional para a população em geral. Porém, apresenta melhor desempenho nos casos de mamas densas e em pacientes mais jovens. Somado a isso, o sistema digital possui recursos que facilitam a leitura do exame pelos especialistas.

A mamografia digital aperta as mamas?
A compressão das mamas é a mesma no sistema digital e no convencional., sendo necessária para a boa qualidade do exame.

A ultrassonografia das mamas substitui a mamografia?
Não. A ultrassonografia das mamas é um exame complementar à mamografia. A ultrassonografia mamária não detecta microcalcificações (um dos sinais precoces de câncer de mama). A mamografia é o método que comprovadamente (pelos trabalhos científicos) reduz a mortalidade por câncer de mama.

Tenho um nódulo na mama, o que devo fazer?
O primeiro passo é procurara seu ginecologista. Como especialista ele poderá realizar o exame clínico e indicar a melhor conduta.

Porque não fazer mamografia antes dos 40 anos?
Em termos populacionais não há incidência significativa de câncer de mama nesta faixa etária para que se recomende exame de rotina, com exceção do auto-exame que deve ser realizado mensalmente logo após a menstruação. Somado a isso, não há evidência científica de redução da mortalidade pelo exame mamográfico em pacientes mais jovens.

Como saber se sou de alto riso para câncer de mama?
São consideradas mulheres de alto risco:
- parentesco de 1º grau com câncer de mama (mãe, pai, irmã ou filha)
- diagnóstico prévio de lesão pré-neoplásica da mama por biópsia
- pacientes já tratadas por câncer de mama

Todo câncer de mama é genético?
Não. A maioria das mulheres com diagnóstico de câncer de mama não tem história familiar. Apenas cerca de 5% dos casos de câncer de mama estão relacionados a alterações genéticas. Portanto, a falta de história familiar não dispensa a necessidade dos exames anuais.

A radiação da mamografia é perigosa?
Não. Apesar da mamografia ser um método diagnóstico que utiliza radiação, a dosagem é extremamente baixa (bastante inferior a utilizada para uma radiografia do tórax).

Tenho prótese de silicone, posso fazer mamografia?
A prótese de silicone não contra-indica a realização da mamografia. Mulheres com prótese mamária devem fazer sua mamografia anulamente sem receio de danificá-las. Nestes casos faz-se incid6encias especiais para melhor visibilização do tecido mamário.

 
 
 
 
desenvolvido por Patrícia Helena Zacharias